terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Oliver Reed

Oliver Reed (Robert Oliver Reed), ator, nasceu em Londres, Inglaterra, em 13/02/1938, e faleceu em Valetta, Malta, em 02/05/1999. Participou de 53 filmes, entre os quais o musical "Oliver", de Carol Reed, Tommy, de Ken Russell e "As Aventuras do Barão de Munchausen", de Terry Gilliam.

Sobrinho do diretor de cinema Sir Carol Reed, e neto do ator Sir Herbert Beerbohm Tree. Era supostamente descendente (ilegítimo) do czar Pedro, o Grande, da Rússia. Após um período servindo no Exército Britânico, Reed iniciou sua carreira de ator dramático como extra em filmes da década de 1950. Ele não tinha nenhuma formação ou experiência teatral.

Oliver Reed apareceu num clássico de Norman Wisdom "The Square Peg", em 1958, e novamente em "The Bulldog Breed" também de Norman Wisdom em 1960, onde desempenhou o líder de uma gangue. Reed conseguiu seu primeiro papel importante num filme da Hammer Films, "Sword of Sherwood Forest" (1960). Tornou-se famoso com seu desempenho no filme "Mulheres Apaixonadas" (1969), onde há uma cena em que ele luta com Alan Bates frente de uma lareira e ambos estão nus.

Reed participava das filmagens de "O Gladiador", dirigido por Ridley Scott. Mas, em 2 de maio de 1999, três dias antes da data prevista para encerrar sua participação no filme, Reed, conhecido por seus excessos com a bebida, morria aos 61 anos num pub da ilha de Malta, após uma tarde regada a uísque e quedas de braço de ferro com os marinheiros locais.

Filmografia

1960: Robin Hood, o Invencível (Sword of Sherwood Forest)
1960: O Monstro de Duas Caras (The Two Faces of Dr. Jekyll/House of Fright)
1961: A Noite do Lobisomem (Curse of the Werewolf)
1961: O Suplício de Tua Ausência (No Love for Johnnie)
1961: Momentos de Angústia (The Angry Silence)
1962: Criaturas da Noite (Captain Clegg)
1962: Piratas do Rio Sangrento (The Pirates of Blood River)
1963: Malditos (The Damned)
1963: Paranóico (Paronoiac)
1964: O Cavaleiro Audaz (The Crimson Blade)
1965: O Bandido de Kandahar (The Brigand of Kandahar)
1966: O Golpe do Século (The Jokers)
1966: A Morte Ronda a Floresta (The Trap)
1967: Depois que tudo Terminou (I'll Never Forget What's 'is Name)
1968: Herdeiro do Medo (The Shuttered Room)
1968: Oliver (Oliver!).....Mais informações
1968: O Sindicato do Crime (The Assassination Bureau)
1969: Mulheres Apaixonadas (Women in Love)
1969: Os Destemidos Não Caem (Hannibal Brooks)
1970: A Garota no Automóvel, com Óculos e um Rifle (The Lady in the Car with Glasses and a Gun)
1971: Caçada Sádica/Violência no Oeste (The Hunting Party)
1972: ZPG A Humanidade em Perigo (Zero Population Growth)
1972: Sábado Infernal (Mordi e Fuggi)
1973: Trágica Decisão (The Triple Echo)
1973: Os Três Mosqueteiros (The Three Musketeers)
1973: Um Verão Russo (One Russian Summer)
1975: O Heróico Covarde (Royal Flash)
1975: Tommy (idem).....Mais informações
1975: A Vingança de Milady (The Four Musketeers).....Mais informações
1975: O Heróico Covarde (Royal Flash)
1975: O Caso dos Dez Negrinhos (Ten Little Indians)
1976: A Última Cartada (Crossover)
1976: No Oeste Muito Louco (The Great Scout and Cathouse Thursday).....Mais informações
1977: Mansão Macabra (Burnt Offerings).....Mais informações
1977: Resgate (The Ransom)
1978: O Príncipe e o Mendigo (The Prince and the Pauper: Crossed Swords)
1978: A Arte de Matar (The Big Sleep).....Mais informações
1978: O Amanhã Não Virá (Tomorrow Never Comes)
1979: Os Filhos do Medo (The Brood)
1980: O Leão do Deserto (Lion of the Desert).....Mais informações
1981: Condorman, o Homem Pássaro (Condorman)
1983: Embalos a Dois (Two of a Kind)
1983: Golpe de Mestre - 2ª Parte (The Sting II)
1985: Cristóvão Colombo (Christopher Columbus)
1987: Comando de Resgate (Skeleton Coast)
1987: Rodas do Terror (The Misfit Brigade)
1988: St. Joseph - A Ilha do Tesouro Perdido (Master of Dragonard Hill)
1988: Tráfico da Morte (Fair Trade/Captive Rage)
1989: Nascido das Trevas (The House of Usher)
1989: As Aventuras do Barão de Munchausen (The Adventures of Baron M.)
1989: As Aventuras na Ilha do Tesouro (Treasure Island)
1989: A Volta dos Mosqueteiros (The Return of the Musketeers)
1990: Comando Ryan (Hired to Kill)
1991: Prisioneiros da Honra (Prisoner of Honor)
1992: Laços Sangrentos (Severed Ties)
1992: O Poço e o Pêndulo (The Pit and the Pendulum)
1993: Os Pistoleiros do Oeste 2 (Return to Lonesome Dove)
1995: Rir É Viver (Funny Bones)
1996: O Povo Contra Larry Flynt (The People Vs. Larry Flynt)
1998: Jeremias (Jeremiah)
2000: Gladiador (Gladiator) 

Fontes: Wikipedia; Memorial da Fama.

Lon Chaney

Lon Chaney
Lon Chaney (Leonidas Frank Chaney), ator, nasceu em 01/04/1883, Colorado Springs, Colorado, EUA, e faleceu em 26/08/1930, Hollywood, Califórnia, EUA. Era pai do também ator Lon Chaney Jr.

Estreou no cinema mudo, fazendo papéis sempre exóticos, como um chinês mandarim em “Sr. Wu” (1927), gangster em “The Big City” (1928), mas o seu mais famoso personagem foi mesmo o de vampiro, com o qual ficou imortalizado.

Devido à sua capacidade de retratar uma infindável variedade de personagens em toda sua carreira, ele se tornou conhecido como “O Homem de Mil Faces”, e trazendo sucessos como “O corcunda de Notre Dame”, “O fantasma da ópera”

Assim como Charles Chaplin, Lon também não queria fazer a passagem do cinema mudo para o cinema falado, sendo um dos últimos a falar. Ele também achava que era melhor na arte da pantomina do que falando.

Seu último papel foi na refilmagem de “The Unholy Three”, onde ele desempenhava um bandido ventrílogo, utilizando-se de cinco vozes diferentes, e provando que poderia sim fazer filmes falado. Menos de e meses depois do lançamento do filme, o ator morreu de hemorragia na garganta.

Lon Chaney caracterizado como Erik,o Fantasma da Ópera em 1925.

Filmografia

The Unholy Three (1930)
Thunder (1929)
Where East Is East (1929)
West of Zanzibar - Em Plena Selva (1928)
While the City Sleeps (1928)
Laugh, Clown, Laugh (1928)
The Big City (1928)
London After Midnight (1927)
Mockery (1927)
The Unknown (1927)
Mr. Wu (1927)
Tell It to the Marines (1926)
The Road to Mandalay (1926)
The Blackbird (1926)
The Tower of Lies (1925)
The Phantom of the Opera- O fantasma da ópera (1925)
The Unholy Three - A trindade maldita (1925)
The Monster (1925)
He Who Gets Slapped - Lágrimas de Palhaço (1924)
The Next Corner (1924)
The Hunchback of Notre Dame (1923)
The Shock (1923)
While Paris Sleeps (1923)
All the Brothers Were Valiant (1923)
A Blind Bargain (1922)
Quincy Adams Sawyer (1922)
Shadows (1922)
Oliver Twist (1922)
The Light in the Dark (1922)
Flesh and Blood (1922)
The Trap (1922)
Voices of the City (1921)
The Ace of Hearts (1921)
Bits of Life (1921)
For Those We Love (1921)
Outside the Law - Fora da lei (1920)
Nomads of the North (1920)
The Penalty (1920)
The Gift Supreme (1920)
Treasure Island (1920)
Daredevil Jack (1920)
Victory (1919)
When Bearcat Went Dry (1919)
Paid in Advance (1919)
The Miracle Man (1919)
A Man’s Country (1919)
The Wicked Darling (1919)
The False Faces (1919)
Danger, Go Slow (1918)
The Talk of the Town (1918)
That Devil, Bateese (1918)
Riddle Gawne (1918)
A Broadway Scandal (1918)
Fast Company (1918)
The Kaiser, the Beast of Berlin (1918)
Broadway Love (1918)
The Grand Passion (1918)
The Scarlet Car (1917)
Bondage (1917)
Anything Once (1917)
The Empty Gun (1917)
Triumph (1917)
Pay Me! (1917)
The Rescue (1917)
Fires of Rebellion (1917)
A Doll’s House (1917)
The Flashlight (1917)
The Girl in the Checkered Coat (1917) .
The Mask of Love (1917)
Hell Morgan’s Girl (1917)
The Piper’s Price (1917)
The Price of Silence (1916)
Accusing Evidence (1916)
The Place Beyond the Winds (1916)
Felix on the Job (1916)
If My Country Should Call (1916)
The Mark of Cain (1916)
The Grasp of Greed (1916) .
Bobbie of the Ballet (1916)
The Gilded Spider (1916)
Tangled Hearts (1916/I)
The Grip of Jealousy (1916)
Dolly’s Scoop (1916)
Stronger Than Death (1915)
Father and the Boys (1915)
Under a Shadow (1915)
The Millionaire Paupers (1915)
Lon of Lone Mountain (1915)
A Mother’s Atonement (1915)
Alas and Alack (1915)
The Fascination of the Fleur de Lis (1915)
The Pine’s Revenge (1915)
The Chimney’s Secret (1915)
Quits (1915)
Mountain Justice (1915)
Bound on the Wheel (1915)
The Trust (1915)
The Violin Maker (1915)
Steady Company (1915)
The Oyster Dredger (1915)
The Stronger Mind (1915)
An Idyll of the Hills (1915)
The Stool Pigeon (1915)
The Girl of the Night (1915)
The Grind (1915)
Maid of the Mist (1915)
The Desert Breed (1915)
All for Peggy (1915)
Outside the Gates (1915)
Where the Forest Ends (1915)
Such Is Life (1915)
When the Gods Played a Badger Game (1915)
The Threads of Fate (1915)
The Measure of a Man (1915)
A Small Town Girl (1915)
The Star of the Sea (1915)
The Sin of Olga Brandt (1915)
Her Escape (1914)
A Night of Thrills (1914)
The Lion, the Lamb, the Man (1914)
Lights and Shadows (1914)
Damon and Pythias (1914)
Her Life’s Story (1914)
Virtue Is Its Own Reward (1914)
The Pipes o’ Pan (1914)
Richelieu (1914/I)
The Higher Law (1914)
Her Bounty (1914)
A Miner’s Romance (1914)
The Oubliette (1914)
By the Sun’s Rays (1914)
Her Grave Mistake (1914)
A Ranch Romance (1914)
The Hopes of Blind Alley (1914)
The Old Cobbler (1914)
The Forbidden Room (1914)
Heart Strings (1914)
The Unlawful Trade (1914)
The Tragedy of Whispering Creek (1914)
The End of the Feud (1914)
The Lamb, the Woman, the Wolf (1914)
The Embezzler (1914/I)
The Menace to Carlotta (1914)
Discord and Harmony (1914)
Remember Mary Magdalen (1914)
The Honor of the Mounted (1914)
The Lie (1914)
Bloodhounds of the North (1913)
Red Margaret, Moonshiner (1913)
Back to Life (1913)
An Elephant on His Hands (1913)
Almost an Actress (1913)
The Restless Spirit (1913)
The Trap (1913
Shon the Piper (1913)
The Blood Red Tape of Charity (1913)
The Sea Urchin (1913)
Poor Jake’s Demise (1913)
Suspense (1913)
The Ways of Fate (1913)
The Honor of the Family (1912)

Fontes: Wikipedia; Boca do Inferno; cinemaclassico: Lon Chaney.

Bram Stoker

Mundialmente conhecido como o autor do livro Drácula, Abraham "Bram" Stoker nasceu Dublin, Irlanda, em 1847. Aos 16 anos ele ingressou no Trinity College da Universidade de Dublin e filiou-se na Sociedade Filosófica, onde escreveu seu primeiro ensaio, Sensationalism in Fiction and Society.

Tornou-se, mais tarde, presidente desta sociedade e auditor da Sociedade Histórica. Graduou-se em bacharel, com honras, em 1870, indo trabalhar, assim como seu pai havia feito, como funcionário público no Castelo de Dublin, mas continuou estudando meio-período para desenvolver seu mestrado, defendido em 1875.

Stoker era fascinado pelo mundo do teatro (ele ficou impressionado com o ator Henry Irving, que futuramente seria uma figura decisiva na sua vida) e ofereceu-se, sem remuneração, para ser crítico de teatro do jornal Dublin Evening Mail. Suas críticas começaram a aparecer em vários jornais, fazendo com que Stoker fosse bem-recebido nos círculos sociais de Dublin (ele chegaria a conhecer os pais de Oscar Wilde).

Em 1873 foi oferecido a ele a editoração do novo jornal Irish Echo, mais tarde rebatizado como Halfpenny Press, por meio-período e sem remuneração. O fracasso comercial deste jornal o faria pedir demissão em 1874 e, então, ele mergulharia no mundo do teatro, começando a escrever suas primeiras peças de ficção, contos e seriados, que eram publicados nos jornais locais. Seu primeiro texto na linha do terror foi The Chain of Destiny, apresentado como seriado no periódico Shamrock, em 1875.

Neste momento, a figura de Henry Irving entra definitivamente na vida de Stoker. Irving assumiu a direção do Lyceum, em Londres, e convidou Stoker para ser o gerente do teatro. Muitos estudiosos acreditam que a forte figura de Irving, praticamente "sugando" tudo de Stoker, pode ter sido a inspiração para a criação da imagem forte e dominadora do personagem Drácula. A amizade/sociedade entre Stoker e Irving duraria até a morte deste último, em 1905.

Outra figura que pode ter inspirado diretamente o texto de Drácula foi sua esposa, Florence Stoker. Ela era uma das mais lindas e disputadas mulheres de Dublin, tendo sido, inclusive, prometida pelos seus pais para ser a esposa de Oscar Wilde.

Florence escolheu Stoker por causa da segurança do emprego público dele, situação que se alteraria quando ele foi para Londres dirigir o Lyceum. A bela e dominante Florence estava longe de ser a típica esposa dos padrões ingleses da época, ou seja, submissa ao marido: ela se impunha na relação, situação que deixava Stoker constrangido. O domínio de Drácula sobre as mulheres era uma crítica à sua própria vida doméstica.

Durante seus primeiros anos em Londres, Stoker escreveu seu primeiro livro de ficção, uma coletânea de histórias para crianças (Under the Sunset), publicada em 1882. Seu trabalho no Lyceum o obrigava a escrever, sendo que seu primeiro romance publicado, The People, em 1889, nasceu como um seriado para o teatro e foi transformado em livro em 1890.

Os estudiosos não chegaram a uma conclusão das reais razões de Bram Stoker escrever uma obra como Drácula. Podemos notar uma mudança de estilo e temáticas a partir de 1890, pois seus textos ficaram mais ricos e o sobrenatural e o terror ganharam um espaço maior, em particular no conto The Squaw.

Aparentemente, Stoker tomou sua decisão de escrever sobre vampirismo depois de um pesadelo na qual ele viu um vampiro se levantando do túmulo. Ele tinha referências literárias, pois tinha lido Carmilla (1872), de Sheridan Le Fanu, e o conto The Vampyre (1819), de John Polidori, além de tomar conhecimento de discussões sobre o sobrenatural, discussões estas comuns no final do século XIX na Inglaterra.

Mas a inspiração final surgiu nas suas pesquisas sobre um nobre do século XV que viveu na região da Transilvânia, localizada na Romênia, que impediu a penetração dos turcos na Europa, conhecido como Vlad, o Empalador (ou Vlad Tepes), pois este empalava (perfurava com uma madeira pontuda) seus inimigos. O nome Drácula foi tirado do pai deste nobre, chamado Vlad Dracul (este último termo significava diabo ou dragão). E a forma de contar a história através de personagens diferentes em diferentes documentos (diários, cartas, recortes de jornal, etc.) foi inspirada no livro The Moonstone, de Wilkie Collins.

Muitas características da vida de Stoker e da Inglaterra do final do século XIX foram retratadas em Drácula. Já citamos a forte presença de Henry Irving e as dificuldades de Stoker em conviver com Florence - Drácula tinha uma presença poderosa e dominava as mulheres; a presença de um grande número de estrangeiros na Inglaterra, resultado da imigração que ocorreu no período, assustava o homem inglês - não coincidentemente Drácula era estrangeiro, trazendo doenças e desgraças para a "limpa" vida inglesa; sexo e sangue são temas presentes no livro - as doenças venéreas eram o grande temor do homem inglês da época, pois tanto a gonorréia quanto a sifílis eram contraídas através de relações sexuais e contato com sangue, além de não existir cura para ambas; a ciência era fascinante na época - e o confronto entre o sobrenatural Drácula e o mundo científico de Van Helsing deu a vitória a este último.

Publicado em 1897, Drácula recebeu uma acolhida dividida entre a crítica da época, com alguns elogiando a obra como uma poderosa peça de fascinação lúgubre e outros criticando-a pela estranheza da temática e de certa crueza na abordagem. A mãe de Stoker elogiou a obra vigorosamente, comparando-a ao livro de Mary Shelley, Frankenstein. Na época do lançamento do livro, Stoker realizou uma leitura do texto em quatro horas no Lyceum, sendo que o evento foi apresentado completo, inclusive com anúncios, como Dracula, ou The Un-Dead, para proteger a trama e o diálogo de furto literário. Foi a única apresentação dramática de Drácula durante a vida de Stoker.

Nunca mais Stoker escreveria uma obra tão importante como Drácula. Aliás, sua carreira literária entraria em decadência, apesar de ter produzido um grande número de textos na virada dos séculos XIX e XX. Um incêndio no Lyceum destruiu a maior parte do guarda-roupa, adereços e equipamentos, deixando as condições do teatro precárias. A saúde de Henry Irving, já em declínio, piorou. O teatro seria transferido para um sindicato, fechando de vez em 1902.

Irving morreria em 1905. A partir daí, Stoker teria grandes dificuldades para escrever, pois sua saúde também piorara: ainda em 1905 ele teve um derrame e, em seguida, contraiu a doença de Bright, que afeta os rins. Sua saúde foi declinando cada vez mais até sua morte, em sua casa, ocorrida em 12 de abril de 1912.

Florence Stoker herdou os copyrights do marido e deu permissão para o teatrólogo Hamilton Deane transformar Drácula em peça de teatro, o que daria grande fama ao texto de Stoker, precedendo seu futuro sucesso nas telas do cinema - meio este que transformou Drácula num dos mais famosos e conhecidos personagens do século XX.

Por: Orivaldo Leme Biagi, Doutor em História pela UNICAMP, Professor das Faculdades Atibaia (FAAT) e Membro da Academia Literária Atibaiense (ALA).

John Landis

John Landis, cineasta, nasceu em Chicago, Illinois, EUA, em 3 de Agosto de 1950. Aos 17 anos trabalhou como carteiro nos estúdios da Fox. Frequentemente escala diretores e produtores como atores em pequenas papéis em seus filmes. Dirigiu os videoclips das músicas Thriller e Black or White, ambos de Michael Jackson.

Landis é um caso peculiar na lista dos mestres do terror. De fato, o cineasta trabalhou tantas vezes no gênero como fora dele e não há dúvidas que o seu gênero de predileção é antes de tudo a comédia.

Essa forma de distanciação poderia ter feito de Landis um detestável realizador do gênero, mas, felizmente, o realizador nunca deixou dúvidas sobre o seu amor pelo gênero do fantástico, fazendo sempre prova de um grande respeito para com ele. Assim, John Landis deu-nos alguns dos melhores exemplos da fusão entre o riso e o medo, entre a comédia e o terror.

A sua carreira começou com o chanfrado Schlock em 1973, escrito e realizado pelo cineasta. Este low budget  deixou claro de imediato a fusão de gêneros que marcará a sua filmografia. A partir daqui, Landis alternaria puras comédias e filmes de terror paródicos. Seguiram-se, portanto The Kentucky Fried Movie, Animal House, o mítico Os Irmãos Cara-de-Pau (The Blues Brothers), o não menos mítico Um Lobisomem Americano em Londres, Os Ricos e os Pobres", a sua participação em The Twilight Zone: The Movie, o famoso vídeo para Michael Jackson Thriller, as comédias Into the Night, Spies Like Us, Três Amigos, Cheeseburger Film Sandwich e Um Príncipe em Nova Iorque.

Como se pode verificar, John Landis contribuiu muito mais para o gênero da comédia do que para o do terror, mas Um Lobisomem Americano em Londres valeu-lhe uma merecida entrada no clube fechado dos realizadores do cinema fantástico.

Como praticamente todos os realizadores de gênero da sua geração, a entrada nos anos 90 foi complicada para o cineasta e os seus ensaios no cinema foram pouco convincentes, obrigando-o a desenvolver trabalhos para a televisão. No cinema, sucederam-se o fraco Oscar - Minha Filha Quer Casar, a simpática comédia vampiresca Innocent Blood, ou para esquecer Um Tira da Pesada 3", o desnecessário Blues Brothers 2000 e o inconseqüente Susan's Plan.

O seu trabalho para a televisão, como escritor, realizador e produtor, foi mais empolgante nomeadamente com a fabulosa série Dream On.

Será, portanto um pouco abusivo considerar John Landis um mestre do terror, mas há que reconhecer que muitos dos seus filmes, terror ou não, entraram no inconsciente coletivo dos fãs de filmes do gênero e, pensando bem, a sua participação nas duas temporadas de Masters of Horror parece perfeitamente lógica.

Filmografia

2007 - Don Rickles documentary
2006 - Great sketch experiment, The
2004 - Slasher (TV)
1998 - Plano de risco (Susan's plan)
1998 - Os irmãos cara-de-pau 2000 (Blue brothers 2000)
1996 - Os babacas (Stupids, The)
1994 - Um tira da pesada 3 (Beverly Hills cop 3)
1992 - Inocente mordida (Innocent blood)
1991 - Oscar - Minha filha quer casar (Oscar)
1988 - Um príncipe em Nova York (Coming to America)
1987 - As amazonas na lua (Amazon women on the moon)
1986 - Três amigos! (Three amigos!)
1985 - Os espiões que entraram numa fria (Spies like us)
1985 - Um romance muito perigoso (Into the night)
1983 - No limite da realidade (Twilight Zone: The movie)
1983 - Trocando as bolas (Trading places)
1981 - Um lobisomem americano em Londres (An american werewolf in London)
1980 - Os irmãos cara-de-pau (Blue brothers, The)
1978 - Clube dos cafajestes (Animal house)
1977 - Kentucky fried movie, The
1973 - Schlock

Fontes: FanatiCine; Adoro Cinema - Personalidades.

George Romero, o mestre dos zumbis


George Romero é o mais lendário e aclamado realizador de filmes de zumbis (considerados um gênero próprio pelos fãs nos EUA), com títulos como A Noite dos Mortos-Vivos, Despertar dos mortos e O Dia dos Mortos no seu currículo de escritor/cineasta.

Recentemente, Romero apostou em remakes da sua obra, e assim estreou em 2005 o filme Terra dos mortos para voltar a fazer as delícias dos fãs do gênero. Alguns anos antes, o nome de Romero tinha sido considerado para realizar a adaptação do jogo de vídeo Resident Evil, mas acabou por ser retirado do  projeto em detrimento de Paul W. S. Anderson.

Continuando a retomada iniciada em 2005, Romero rodou o filme Diary of the Dead, lançado em 2007. O filme foi produzido com um orçamento menor que o Terra dos mortos. Existem boatos de que ele realize uma continuação direta para Diary of the Dead.

George A. Romero (por Gabriel Paixão)

"Meus filmes sobre zumbis foram tão longe que eu fui capaz de refletir os climas sócio-políticos de décadas diferentes. Eu tenho um conceito de que eles têm uma pequena parte de uma crônica, um diário cinemático do que está acontecendo”.

Se fôssemos capazes de resumir em uma única palavra o que George A. Romero representa para o gênero terror, ela seria nada menos do que Mestre. Considerado como o pai dos filmes modernos sobre zumbis, Romero sempre foi respeitado, homenageado e referenciado neste sub-gênero que ajudou a promover com excelência.

Sua figura simpática, acessível e por vezes tímida na vida pessoal se transforma em um homem com o pulso firme de uma pessoa que sabe o que quer, quando está dirigindo uma produção e tornando-a mais um sucesso.

George Andrew Romero (sim, o A é de Andrew), nasceu no dia 4 de fevereiro de 1940, na cidade de Nova York, Estados Unidos, com descendência cubana, e entrou na renomada universidade Carnegie-Mellon em Pittsburgh no estado da Pennsylvania. Depois de graduado, Romero passa a dirigir pequenos curtas e comerciais.

Ele e alguns amigos formaram a produtora Image Ten Productions no final dos anos 60. Fizeram uma espécie de "vaquinha" levantando cerca de 10 mil dólares para cada um e produzir o que se tornaria um dos filmes de terror mais celebrados de todos os tempos: A Noite dos Mortos Vivos (1968).

Filmado em preto e branco com um orçamento de um pouco mais de 100 mil dólares, a visão de Romero, combinada com um roteiro sólido de autoria própria com auxílio do co-fundador da Image, John A. Russo, trouxe para a produtora um excelente retorno financeiro, alçando status de cult. A importância da produção foi tamanha que em 1999 o filme foi indicado para entrar no registro nacional de filmes do congresso dos Estados Unidos.

Antes de retornar aos mortos-vivos os próximos filmes de Romero foram menos aclamados e conseqüentemente menos vistos, mas não menos curiosos. Nesta fase estão filmes como Estrnhas Mutações (1973) e Martin (1977). Apesar de não obterem o sucesso atingido com A Noite..., estes filmes tem sua assinatura nas críticas e comentários sociais, normalmente relacionados com o terror. Como a maioria de seus filmes, eles foram rodados na cidade favorita de Romero (Pittsburgh, Pennsylvania) ou arredores.

Até que chega 1978 e Romero retorna ao gênero dos zumbis com o filme que conseguiu superar o resultado obtido anteriormente com A Noite dos Mortos Vivos. Despertar dos Mortos foi produzido sem o envolvimento da Image Ten, até então detentora da franquia, pois devido a um erro da produtora na hora de registrar A Noite... acabou transformando-o em um filme de domínio público, como resultado Romero e os investidores originais não receberiam nenhum dinheiro sobre os lançamentos em vídeo.

Filmando em um shopping na Pennsylvania durante a madrugada, Romero conta à história de quatro pessoas que escapam de uma série de ataques de zumbis e se trancam dentro de um lugar em que pensam que é um paraiso até que se tornam vitimas de si mesmos, da cobiça e de uma gang de motoqueiros.

Filmado com um orçamento de apenas 500 mil dólares (dizem que a cifra de 1,5 milhões divulgada foi apenas uma jogada de marketing para ajudar os produtores nas negociações com os distribuidores), o filme arrecadou mais de 40 milhões no mundo inteiro e foi nomeado como um dos filmes mais "cults" de todos os tempos pela revista Entertainment Weekly no ano de 2003. O filme também marcou o início de uma amizade e parceria duradoura entre Romero e o brilhante artista em maquiagem e efeitos Tom Savini.

Despertar dos Mortos abriu as portas para Romero trabalhar com maiores orçamentos e elencos mais estrelados. O primeiro filme desta fase foi Cavaleiros de Aço (1981), onde trabalhou com o ator Ed Harris e em seguida Creepshow (1982) que marcou a primeira, mas não a última, adaptação de um trabalho do escritor Stephen King. Creepshow fez sucesso suficiente para que fosse habilitada uma continuação em 1987 também roteirizada por Romero.

A carreira de Romero deu uma declinada com o encerramento da então trilogia dos mortos com o filme Dia dos Mortos (1985). Sem o mesmo brilhantismo de seus dois filmes anteriores sobre zumbis, a produção derrapou na mão dos críticos que o consideraram bem "nhé", não tendo o sucesso esperado na bilheteria e fazendo com que Romero voltasse ao assunto quase 20 anos depois.

Na seqüência Romero dirige Comando Assassino (1988), sobre um homem tetraplégico e um macaco treinado que vira aos poucos seu instrumento de vingança. Ganhou prêmios em alguns festivais, mas não foi muito celebrado pelo público médio. Depois reparte uma adaptação de um conto de Edgar Allan Poeno filme Dois Olhos Satânicos (1990) com o diretor Dario Argento e em seguida mais uma adaptação de Stephen King com o interessante e subestimado A Metade Negra de 1993.

Sem obter o mesmo reconhecimento em termos de bilheteria dos seus filmes de zumbis, Romero só voltaria à cadeira de diretor após um hiato de sete anos com o filme A Máscara do Terror, sobre um homem cuja face se torna gradualmente uma máscara branca, que também não foi bem e entrou no hiato novamente, desta vez por mais cinco anos.

Mas um pouco antes, em 1998, Romero foi contratado pela produtora de games Capcom para rodar um comercial de 30 segundos para promover o popular game Resident Evil 2, acontece que o comercial foi divulgado nas semanas que seguiram do lançamento jogo e se tornou muito popular no Japão, fato este que fez com que a Capcom formalizasse um convite para que Romero dirigisse a versão cinematográfica do game. Como bem sabemos Romero recusou, em suas palavras: "Não quero fazer mais um filme de zumbis e não quero fazer um filme baseado em alguma coisa que não é minha...". Entretanto um pouco depois o diretor reconsiderou e chegou a escrever um roteiro, embora tenha recebido vários elogios, foi descartado para dar lugar ao tratamento de Paul W. S. Anderson.

Romero demonstrou admiração pelo diretor Zack Snyder após os bons resultados do remake de Despertar dos Mortos, lançado no Brasil como Madrugada dos Mortos (2004), fato este que contribuiu para o retorno do diretor em transformar a trilogia em quadrilogia, não antes de se aventurar no mundo dos quadrinhos ao escrever uma minissérie pela DC Comics em 6 partes chamada "Toe Tags Featuring George Romero" (com arte de Tommy Castillo e Rodney Ramos).

Em 2005 finalmente sai Terra dos Mortos e com criticas positivas e bom retorno financeiro, Romero anunciou mais um filme sobre zumbis: Diary of the Dead, mas rumores que, no começo do mês outubro de 2006, o diretor teria sido hospitalizado por um colapso preocuparam os fãs. Surpreendentemente na metade deste mesmo mês o mestre se sentiu bem o suficiente para continuar sua mais nova obra. Atualmente o filme se encontra em pós-produção para lançamento em meados de 2007.

Curiosidades

- George Romero é casado com a atriz Christine Forrest que conheceu nos sets de Season of the Witch e que quase sempre faz ponta nos seus filmes;

- Foi candidato para dirigir uma versão cinematográfica do livro "A Dança da Morte" de Stephen King, adaptado por Rospo Pallenberg, mas o filme nunca se materializou. Ao invés disto foi adaptada pelo próprio King em uma minissérie de TV;

- Também foi contatado para dirigir Cemitério Maldito, mas desistiu devido a diversos atrasos, passou o bastão para o amigo Tom Savini, que também caiu fora até que finalmente Mary Lambert ficou com o trabalho;

- Começou a fazer filmes quando ainda tinha 14 anos em uma câmera de 8mm;

- Romero colaborou com a empresa de games Hip Interactive na produção de um jogo chamado City of the Dead, mas o jogo foi cancelado devido a problemas financeiros da empresa;

- Segundo George Romero seus 10 filmes favoritos são: Irmãos Karamazov (1958), Casablanca (1942), Dr. Fantástico (1964), Matar Ou Morrer (1952), As Minas do Rei Salomão (1950), Intriga Internacional (1959), Depois Do Vendaval (1952), Repulsa Ao Sexo (1965), A Marca Da Maldade (1958) e Os Contos de Hoffman (1951), muito embora afirme que foi este último que o fez ter vontade de fazer filmes;

Filmografia

2005: Terra dos mortos (Land of the dead)
2000: A Máscara Do Terror (Bruiser)
1993: A Metade Negra (Dark half, The)
1990: Dois olhos satânicos (Due occhi diabolici)
1988: Comando assassino (Monkey shines)
1985: O Dia dos Mortos (Day of the dead)
1982: Creepshow - Show de horrores (Creepshow)
1981: Cavaleiros de aço (Knightriders)
1978: Despertar dos mortos (Dawn of the dead)
1977: Martin (Martin)
1974: O.J. Simpson: Juice on the loose (TV)
1973: Exército de Extermínio (The Crazies)
1972: Season of the Witch / Hungry wives
1971: There's always vanilla
1968: A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the living dead)

Fontes: Wikipédia; George A. Romero.

Dario Argento

Mestre do "Horror Italiano", Dario Argento nasceu em Roma, em 7/9/1940. Sua mãe era uma fotógrafa brasileira que se casou com um italiano, Salvatore Argento (produtor de cinema), e decidiu morar na Itália. Por esse motivo, Dario considera-se meio brasileiro. Diz ter familiares e muitos amigos no Brasil.

A crítica o considera como uma espécie de Hitchcock italiano, principalmente quando assina obras de suspense como O pássaro das plumas de cristal e O gato das nove caudas. Da mesma forma como Hitchcock descobriu Psicose, Dario descobriu o horror. Virou o mestre europeu do gênero. "Até os americanos me reconhecem como mestre", admite sem falsa modéstia.

Ele não consegue explicar de onde veio sua atração pelo 'giallo', o nome como o gênero policial é tratado na Itália, porque os pulps, antigamente, tinham capas amarelas (uma característica que não era só italiana; no Brasil também houve a Série Amarela). Mas arrisca uma interpretação. "Não tenho medo de olhar para o meu lado escuro, não vejo os olhos quando vejo a violência do mundo à minha volta." Foi assim que, em sua carreira, o suspense progressivamente foi sendo substituído pelo horror e, por meio dele, Argento gosta de explorar os limites do medo na tela. Mas não prega sustos só por pregar. Está sinceramente interessado em discutir a angústia contemporânea.

Diz que se interessa muito por psicanálise. Jung? Não, Freud. "A Interpretação dos Sonhos é a minha Bíblia; sempre que vou a Viena, nunca deixo de visitar a casa dele." O freudianismo transparece no filme A Síndrome de Stendhal, que costuma passar na TV paga, mas o preferido de Argento é Suspiria. "É belíssimo", define. Belíssima, para ele, também é a sua versão de O Fantasma da Ópera, que saiu só em vídeo no Brasil, com Julian Sands e Asia Argento, sua filha.

Muitos diretores como Brian De Palma e Stanley Kubrick aprenderam com ele a usar um estilo único de movimentação de câmera e mistura de cores que criam efeitos impressionantes na tela.

Filmografia

- 1969: As Plumas de Cristal
- 1975: Prelúdio Para Matar
- 1977: Suspiria
- 1980: A Mansão do Inferno
- 1985:Demons (produção)
- 1986:Demons 2 (produção)
- 1986:Terror na Ópera
- 1990:Dois Olhos Satânicos
- 1993:Trauma

Fonte: baseado num texto de Luiz Carlos Merten